A entrevista de hoje será com o Sebastian, desenvolvedor e fundador da Pixel Games. O estúdio é responsável por alguns títulos, dentre eles, o adorável
Sir Lovelot. Inclusive tem uma análise dele aqui no blog, para
acessá-la clique aqui.
Sir Lovelot é um adorável jogo de plataforma 2D feito em pixel art.
Nele controlamos um cavaleiro que está a procura do amor ideal. Para
alcançarmos esse objetivo teremos que superar muitos inimigos e uma quantidade
razoável de armadilhas espalhadas pelo cenário.
A entrevista
Agradecemos ao Sebastian por ter cedido o seu tempo para responder as
nossas perguntas.
RB - Quando o estúdio foi criado?
O estúdio foi fundado em 2020, mas tenho feito jogos desde 1982, de
programador de quarto a produções AAA na Ubisoft.
RB - Qual a localização do estúdio?
Luxemburgo, Europa.
RB - O estúdio é formado por quantas pessoas?
A partir de agora, um funcionário fixo e 4-5 contratados regulares ao redor do
mundo. A equipe permaneceu inalterada por vários anos (já trabalhávamos juntos
antes da fundação do estúdio).
Conduza o Sir Lovelot até a torre da donzela
RB - Quais foram as inspirações para a criação do Sir Lovelot?
Eu diria Super Meat Boy e Ghosts n' Gobblins. O Ghost, com relação aos jogos
antigos, é um dos meus preferidos.
O projeto nasceu durante uma Game Jam. Após o término dela, resolvemos
transformá-lo em um lançamento comercial, que acabou levando dois anos.
RB - A arte do jogo é linda. Você pretende lançar outros jogos com
este mesmo estilo gráfico?
Obrigado. Acho que o estilo visual mudará um pouco a cada novo jogo. Meio
que amadurece durante a produção e em seguida, torna-se intimamente ligado
aquele projeto.
RB - Qual foi o maior desafio que você enfrentou ao fazer Sir
Lovelot?
Houve alguns. Um dos principais era fazer com que o movimento parecesse
certo e satisfatório. Passei meses trabalhando, em tempo integral,
apenas em física de movimento.
Como é um jogo em pixel art, eu sentia que estava lutando constantemente
contra o motor, a Unity neste caso, que acabou sendo um pesadelo, gerando
muitos atrasos no projeto.
RB - Você poderia nos contar um pouco sobre os futuros projetos?
Donut Dodoserá lançado em breve (em máquinas de arcade em
dezembro, e outras plataformas em fevereiro). É um jogo de arcade genuíno,
muito na veia de clássicos do fliperama no início dos anos 80, como Popeye e
Donkey Kong.
Plutonium Pirates é uma espécie de mistura entre Choplifter e
o clássico jogo Thrust (1986).
Bobby Bombastic é mais uma aventura de ação lenta, que se
concentra mais em exploração do que ação. Esse é talvez o jogo que mais se assemelha visualmente a Sir Lovelot.
Plutonium Pirates e o Bobby Bombastic estão em desenvolvimento, sem uma data fixa de lançamento. Outros protótipos estão em desenvolvimento, mas ainda é muito cedo para falar algo sobre eles.
RB - O que o motiva a continuar criando jogos?
Tive realmente a sorte de testemunhar o nascimento dos videogames, como um todo, e de jogar Pac-Man e Space Invaders nos arcades quando criança. Mover pequenos sprites na tela e controlar suas ações foi uma experiência totalmente nova para mim.
Ter controle sobre o que se passava na televisão era fascinante, quase que mágico. É difícil compreender isso hoje em dia e como tudo isso foi inovador na época.
Bem, este fascínio tem permanecido comigo desde então, transformando-se numa paixão que me manteve motivado todos os dias, e não consigo me imaginar fazendo qualquer outro trabalho na vida.
Mapa do jogo Sir Lovelot
RB - Qual conselho você daria para os desenvolvedores iniciantes?
Fazer jogos é uma aventura incrivelmente gratificante e criativa, mas apenas se você considerar que é um trabalho de amor. Se você fizer isso, vai aproveitar o passeio, e talvez até conseguir ganhar a vida com isso, pois sua paixão e a qualidade de seus projetos falarão por si.
Mas também é extremamente exigente, muitas vezes frustrante, às vezes solitário e sempre desafiante. Isso é frequentemente subestimado. Se você acha que tem determinação e vontade de ter sucesso, então vá em frente e aproveite a jornada. Boa sorte e os melhores votos a todos!