Análise - Aggelos
A expressão “nunca julgue um livro pela capa” se encaixa perfeitamente em vários aspectos da nossa vida. Hoje tomarei a liberdade de usá-la no segmento de jogos, mas com uma pequena modificação que fará mais sentido no contexto que apresentarei em breve. Então ficou assim: “nunca julgue um jogo pelos seus gráficos.”
Por esses dias fui alertado por um amigo sobre um determinado game, o título em questão era o Aggelos. Segundo o colega, ele nunca jogaria esse jogo, pelo simples fato dele ter aspecto antigo.
O " antigo" a que ele se refere está relacionado aos gráficos. No caso um título com estética 8 bits. Tentei dissuadi-lo dessa ideia, mostrando excelentes exemplos com esse mesmo estilo artístico.
Nem preciso dizer que o meu esforço foi em vão. A última coisa que ele comentou foi que não perderia tempo em um game como esse.
Eu curto jogos feitos em pixel art, principalmente os com estética 8 bits, por isso resolvi obter mais informações sobre o Aggelos.
Gostei tanto do que li, que resolvi arriscar e solicitar a publisher uma key para análise. E a análise de hoje será sobre esse excelente jogo, que me prendeu por mais de 10 horas.
Sobre o game
Aggelos é um jogo de plataforma e ação. Ele também possui alguns elementos do gênero metroidvania, que o tornam mais atrativo, pelo menos para mim, que curto jogos desse gênero.
O que mais me chamou atenção nesse jogo foi o level design das fases. Elas são relativamente pequenas, interconectadas, permitindo que nos desloquemos rapidamente de um ponto ao outro. Isso, se não usarmos os portas de teleporte.
Isso permitiu que o ato de se deslocar se tornasse em algo mais bacana, porque não dizer divertido. Geralmente jogos que se inspiram no Super Metroid ou no Castlevania tornam o backtracking em algo extremamente cansativo. Mas não foi o caso do Aggelos.
Outro ponto que preciso ressaltar é a localização do game para o nosso idioma. Tirando um errinho aqui, outro ali, as legendas ficaram perfeitas e isso permitirá que muitos jogadores que não dominam o inglês, possam curtir o jogo na sua totalidade.
Nem preciso dizer o quão importante é isso, né Nintendo??!
O título foi desenvolvido pelo estúdio francês Storybird Games e publicado pela PQube, o qual agradeço pelo envio da key.