Análise - Horinzon Chase Turbo: Senna Sempre







A temporada de 2021 foi incrível e será lembrada por muitos como uma das melhores dos últimos 15 anos. De todas as corridas, a etapa do brasil foi a mais emocionante, pois foi nela que o piloto inglês demonstrou que ainda tinha chance.

O piloto da Red Bull Max Verstappen se sagrou campeão de 2021, já o inglês Lewis Hamilton teve que se contentar com o vice. Ambos proporcionaram aos fãs de F1 momentos de tirar o fôlego durante o ano, em especial o piloto da Mercedes, que fez uma belíssima homenagem aos brasileiros ao segurar uma bandeira do Brasil, logo depois de vencer a corrida de Interlagos.




Esse momento maravilhoso trouxe as nossas mentes momentos de um campeão, que a muito tempo nos deixou em um grave acidente: Ayrton Senna da Silva.

Faz algumas semanas que finalizei Horizon Chase Turbo: Ayrton Senna Sempre e a análise de hoje será sobre essa carta de amor em formato de jogo.




Uma bela homenagem

Ayrton Senna Sempre é uma expansão do jogo Horizon Chase Turbo. O DLC chegou aos consoles no dia 20 de outubro. Nele controlamos um dos maiores pilotos que a F1 já teve, o nosso querido Ayrton.

A ideia aqui, é reviver os momentos mais marcantes do piloto brasileiro. Eu, como fã, fiquei impressionado com a maneira que o estúdio Aquiris tratou o game.

Para quem não conhece a história do Ayrton, aqui vai um breve resumo: Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de Fórmula 1. Ele competiu na categoria por 10 anos, sendo campeão da categoria por três vezes. Ele faleceu em um grave acidente em 1994, eu tinha 11 anos quando isso aconteceu. 


Eu e o meu pai tínhamos um ritual aos domingos, que era acordar cedo, tomar café e ver o Ayrton correr. Não preciso dizer, como foi difícil para nós aquela semana.







Dentro do cockpit


O game oferece duas opções: Modo Carreira e Modo Campeonato. O primeiro permitirá reviver os momentos mais impactantes na carreira do brasileiro. Já o segundo, permitirá que o jogador crie sua própria carreira em pistas aleatórias para se tornar o campeão mundial. A análise focará o modo carreira.


Na expansão temos duas formas de pilotar o carro, a primeira vendo o carro de fora e a segunda de dentro do cockpit. Eu joguei nas duas, dependendo da pista, eu selecionava o modo dentro do cockpit.


O game não tem pretensão de ser um simulador de F1, seu estilo de jogo se assemelha a um arcade.


Ou seja, não teremos a obrigação de modificar os infinitos aspectos que esse tipo de carro tem, como customização das asas, pneus, etc. O máximo que teremos é uma tela de seleção com três opções: uma focada na velocidade, outra na quantidade de combustível e por último uma focada na estabilidade do carro.



Correndo para vencer


As corridas são curtas, tendo no máximo 5 voltas, embora algumas tenham menos. Porém, isso não significa que o jogo é fácil ou simples demais. Se o jogador desejar cumprir o básico, basta atender o objetivo daquela corrida, que geralmente é: chegue entre os 5 primeiros colocados.


Mas se o jogador deseja algo a mais, ele terá que atender outras exigências, como por exemplo, coletar todas as moedas pelo caminho ou correr uma etapa inteira sem utilizar o "turbo". Esses são alguns exemplos de objetivos que o jogo vai apresentar, muito semelhantes aos vistos no jogo base.





Esse acréscimo de desafios foi bem feito, tornando o jogo muito mais interessante e aumentando o fator de replay. Eu mesmo, me vi correndo mais de uma vez em pistas que eu tinha certeza que conseguiria cumprir todos os objetivos.


Os gráficos do jogo estão incríveis e a estética utilizada no jogo original, se encaixou muito bem nos carros de F1. A parte sonora, mais uma vez, está perfeita, tanto a trilha sonora, como os efeitos sonoros. Nesse caso, chamo a atenção para um momento muito emocionante, que foi no GP do Brasil.


Assim que eu dei uma volta, pude ouvir a torcida gritar: Olê, olê, olê olêêêê Senna, Senna. Isso foi muito marcante para mim.


Vale a pena?


Sim. Ele é um jogo divertido, emocionante (para um fã de F1 e Senna, impossível não se emocionar), e muito competente no que ele se propõe a fazer. Eu resumiria em duas palavras: Diversão e Nostalgia.


Outra informação importante, além do jogo ser incrível, parte da renda arrecada com a venda do game será destinada para o Instituto Ayrton Senna, que atua em diversas áreas em benefício da educação de jovens e crianças.


Esta análise só foi possível graças a Aquiris, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. 


Trailer


 

Postagens mais visitadas