Entrevista com os criadores do Greak: Memories of Azur



A entrevista de hoje será com o pessoal do estúdio mexicano Navegante Entertainment. Eles são os responsáveis pelo incrível Greak: Memories of Azur. Publicamos recentemente uma análise sobre o jogo, se tiver interesse em saber o que achamos do game, clique aqui.

Greak: Memories of Azur é um jogo de plataforma, para um jogador, com animações desenhadas à mão. Nele assumimos o papel de três irmãos - Greak, Adara e Raydel - guiando-os pelas terras de Azur.

A entrevista

Agradecemos ao pessoal da Navegante por ter cedido o seu tempo para responder as nossas perguntas.

RB - Quando o estúdio foi criado?

O estúdio foi criado em 2019. Iniciamos como uma equipe de 4 pessoas e começamos a criar o Greak nas horas vagas por alguns anos. Em 2019 decidimos trabalhar em tempo integral no Greak. 

RB - Qual a localização do estúdio?

Nosso estúdio está localizado no México e temos colaboradores na Argentina, Venezuela e Equador. Todos trabalhamos remotamente:)

RB - O estúdio é formado por quantas pessoas?

O Greak começou com uma equipe de 4 pessoas. Depois que começamos a parceria com a Team17, fomos capazes de expandir o time, chegando a um total de 8 pessoas.

RB - Fale um pouco sobre você e sua equipe.

Somos apaixonados por criar experiências interessantes, possibilitando que os jogadores mergulhem no mundo que criamos. Queríamos que a arte, a música, os personagens e a jogabilidade fossem únicos e que o game se parecesse mais com uma história de um livro.

Temos muita sorte de ter uma equipe muito talentosa. Como um estúdio independente da América Latina, adoraríamos inspirar mais pessoas e que elas soubessem que é possível realizar o projeto dos seus sonhos!

RB - Quais foram suas inspirações para o Greak: Memories of Azur?

A história é sobre três irmãos que querem se reunir depois que uma facção inimiga chega em suas terras. Queríamos mostrar a importância da família, da amizade e que vocês sempre serão mais fortes quando estiverem juntos.

A inspiração do Greak é uma combinação de muitas coisas que gostamos! Alguns exemplos são Princesa Mononoke, The Lost Vikings, O Senhor dos Anéis para SNES, Child of Light, A história sem fim, Pan's Labyrinth e muitos outros!

RB - A arte do jogo é linda. Você pretende lançar outros jogos com este mesmo estilo gráfico?

Obrigado! Arte e animação desenhadas à mão é algo que nossa equipe acredita muito, então é claro que gostaríamos de continuar criando novas ideias com um estilo semelhante.

RB - Qual foi o maior desafio que enfrentaram ao criar o Greak: Memories of Azur?

Foram vários desafios, mas essa foi uma grande oportunidade de aprendizado para nós. Greak é o nosso primeiro jogo e, francamente, não estávamos totalmente cientes do que significava o lançamento de um jogo!

Projetar o jogo com a mecânica de usar três personagens diferentes jogáveis, lançar o jogo em vários consoles, bem como em edições físicas, foram definitivamente aspectos muito desafiadores do processo. Felizmente, a parceria com o Bromio e o Time17 foi ótimo, pois eles nos forneceram muita orientação e apoio.

RB - Fiquei maravilhado com a trilha sonora do jogo. Foi difícil criar essa parte?

Obrigado! Estamos felizes que você tenha gostado da música no Greak. Tivemos muita sorte em poder gravar a música ao vivo com a Orquestra Filarmônica Cinco de Mayo de Puebla, no México. Os compositores Oscar Alcalá e Majo Félix tiveram que criar as partituras de cada um dos instrumentos. Também tínhamos dois dias para gravar a trilha sonora, então tínhamos que ter certeza de que estava tudo certo.

Fizemos parceria com músicos extremamente talentosos, engenheiros de áudio e tivemos muito apoio da escola Tecnologico de Monterrey, bem como da Secretaria de Cultura de Puebla para tornar isso possível.

RB - A arte do jogo é incrível. Qual a possibilidade de ver uma animação ou história em quadrinhos do jogo?

Isso seria incrível! Não sabemos o que o futuro trará, mas cada um dos personagens de Greak tem sua própria história e acreditamos que seria ótimo uma série de animação ou quadrinhos.

RB - O que motiva o time a continuar criando?

Esta é uma grande pergunta. Em primeiro lugar, nossas famílias. Não seríamos capazes de estar onde estamos sem seu apoio incondicional. Também somos uma equipe muito forte que se motiva e se ajuda mutuamente. Por fim, o apoio de pessoas que gostam do jogo e nos enviam suas gentis mensagens é inestimável para nós. 

RB - Qual é o seu melhor conselho para outros desenvolvedores independentes?

Fazer um game nunca será fácil, mas contanto que você mantenha seu objetivo em mente o tempo todo, é totalmente possível. Nosso conselho seria começar com um pequeno projeto primeiro, mas levá-lo à conclusão e ao lançamento. Isso vai te ensinar tanto que seu próximo projeto será apenas melhor e o próximo ainda melhor.

Monte uma equipe de pessoas que estão sempre ao seu lado e que você poderá estar ao lado deles. Por último, não desanime com comentários ruins ou negativos. Concentre-se nos comentários positivos e recebe os feedbacks construtivos. Isso o tornará um desenvolvedor melhor com o tempo.

RB - Você pode nos contar algo sobre seus projetos futuros?

O lançamento do Greak é nossa prioridade no momento, pois queremos continuar ouvindo o feedback dos jogadores e apoiando o Greak. Começamos a trabalhar em algumas ideias para projetos futuros, mas esperamos poder compartilhar mais em breve.

RB - Qual a importância do Time 17 no desenvolvimento e lançamento do game?

Definitivamente, eles foram muito importantes. A parceria com eles nos forneceu o conhecimento sobre como lançar e comercializar o jogo. Eles têm uma equipe de pessoas muito experientes e tem sido ótimo trabalhar com eles.