Entrevista com os criadores do jogo Hazel Sky

A entrevista de hoje será com o pessoal do estúdio brasileiro Coffee Addict Studio. Eles são os responsáveis pelo incrível Hazel Sky.

Hazel Sky é uma história comovente sobre um jovem engenheiro desafiando seu destino e seus desejos. Conserte máquinas, pule, escale, balance e escorregue por um belo e misterioso mundo. O jogo foi lançado para o Xbox One, Xbox Series, PS4, PS5, PC e Nintendo Switch.



A entrevista

RB - Quando o estúdio foi criado?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) -  Criamos a Coffee Addict em 2015.

RB - O que motivou a criação do estúdio? Levando em consideração as dificuldades que os desenvolvedores brasileiros enfrentam no país.

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) -  O sonho de fazer algo diferente e tentar expor a nossa visão do que é um jogo foi a nossa motivação. Sempre tivemos a noção do quão difícil é começar algo nesse ramo, desenvolver um jogo indie é um grande desafio não só no Brasil.

RB - Hazel Sky, segundo o site da empresa, é o segundo jogo desenvolvido por vocês. Quais dificuldades vocês enfrentaram no primeiro, Blade & Bone, que serviu de experiência para o desenvolvimento e lançamento do segundo título?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - O Blade foi o nosso primeiro projeto comercial, nele percebemos que tínhamos muito a aprender no desenvolvimento de jogos. Trabalhar com IA’s pro exmplo não é uma tarefa simples. Outro ponto é que pra um primeiro jogo o gênero Soulslike é uma péssima ideia, ele requer mecânicas muito bem elaboradas e que tomam conhecimento e tempo para serem refinadas.



RB - Como surgiu a ideia do Hazel Sky?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - Nosso objetivo era fazer um jogo que tivesse somente um personagem para o player controlar/interagir, justamente pelos problemas que tivemos com o Blade&Bones. Queríamos também que o projeto coubesse no escopo do time, éramos em 7 pessoas no início sendo que a maioria era da parte artística, logo um jogo nessa pegada seria mais tranquilo para o time.

Depois de algumas conversas chegamos a conclusão que um jogo com narrativa/puzzles seria o ideal, a partir daí começamos a conceber melhor a ideia e escrever os meandros do projeto.

RB - Quanto tempo levou entre a concepção da ideia e o lançamento do game?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - O tempo total do desenvolvimento do Hazel Sky girou em torno de 5 anos.

RB - Qual foi a maior dificuldade que vocês enfrentaram durante o desenvolvimento do Hazel Sky?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - A pandemia nos afetou bastante, tivemos um tempo bem importante perdido. Outros fatores foram a falta de recursos para investir em mão de obra e a nossa equipe que já era pequena diminuiu ainda mais, ficamos praticamente dois anos desenvolvendo o jogo em quatro pessoas.



RB - Enquanto eu jogava o game, vinha a minha mente lampejos de memória da época que eu jogava o Bioshock. Embora diferentes no estilo, ambos abordam de uma forma interessante e madura a sociedade. Pretendem fazer mais jogos nessa pegada?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - Tivemos a série Bioshock como inspiração, tanto visualmente quando uma parte do enredo. Caso exista a oportunidade sim, gostaríamos de fazer mais coisas do gênero.

RB - É muito comum jogadores brasileiros reclamarem na internet de jogos nacionais que estão totalmente em inglês, sem entender de fato o porquê. No caso do Hazel Sky, ele já está totalmente localizado para o nosso idioma. Isso era previsto desde o início do desenvolvimento?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - Desde a concepção do Hazel havíamos decidido ter o jogo dublado em Português e Inglês. Normalmente a comunidade não entende que a parte comercial é super importante e um projeto em inglês tem um alcance muito maior. Então grande parte dos estúdios, não só do Brasil, prefere fazer só em inglês para economizar recurso.

RB - Essa é uma pergunta de quem concluiu o jogo e deseja uma continuação. Há a possibilidade de termos uma continuação do Hazel Sky no futuro?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - Vai depender muito do resultado do jogo, é extremamente caro manter um estúdio.

RB - Qual é o principal objetivo do estúdio?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - Primeiramente realizar o sonho de cada membro da equipe de desenvolver um jogo para as plataformas que antigamente só ouvíamos falar. Outro ponto é o de mostrar que é possível desenvolver um jogo, por mais difícil que seja, com determinação muita coisa que parece intangível pode acontecer.



RB - É possível viver de games no Brasil?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - É bem difícil, mas é possível sim.

RB - Quais conselhos vocês dariam para os desenvolvedores iniciantes?

Coffee Addict Studio (Fábio Bizon) - Não tenham pressa para fazer as coisas, uma empresa não se consolida no primeiro jogo, tudo toma tempo e planejamento. Sempre procurem ouvir quem está no mercado a mais tempo.

Prototipar um projeto é super importante pois ele vai antecipar muitos problemas que não podem ser visto somente “jogando ideias no papel”. O conhecimento de inglês também é fundamental tanto pro auxílio no desenvolvimento quanto para as vendas/investimento do projeto.

Trailer

Links do estúdio

Site Steam | Face | Instagram | Twitter