Análise - My Wife Quest
Essa semana foi bem trabalhosa, mesmo assim, consegui concluir mais um jogo, no caso, o My Wife Quest.
Engraçado que há três semanas eu não tinha ideia de que esse jogo existia, muito menos do estúdio responsável por ele, que no caso, é brazuca.
A primeira vez que vi algo sobre o projeto, foi no twitter, através de uma pequena animação. Fiquei curioso e resolvi solicitar uma chave do jogo a EastAsiaSoft.
Nas próximas linhas compartilharei a minha experiência com ele.
Sobre o estúdio
Antes de irmos para a análise, quero apresentar o estúdio responsável pelo
desenvolvimento desse título. A Pippin Games é um estúdio brasileiro,
focado na criação de jogos casuais/mid-core com temas divertidos.
Ele é formado por três pessoas:
Ricardo Luiz (Programador/Designer de Jogos),
Saulo Daniel (Artista Técnico) e
George Franklin (Artista Principal). O estúdio lançou dois jogos até
o momento: Kawaii Deathu Desu e o My Wife Quest.
Sobre o jogo
My Wife Quest é um jogo de ação e plataforma 2D. Nele controlamos
Mia, uma ex- guerreira, que tem a incrível missão de resgatar o seu marido
Fernando, que foi sequestrado por Morgana, uma Dark Elf. Durante a jornada,
enfrentaremos as aliadas da Morgana, as Monsters Girls.
O game foi lançado para todos os consoles e a versão testada pelo Robô
Barulhento foi a do Nintendo Switch.
Pontos Positivos
O primeiro ponto positivo que quero abordar tem relação com a direção de
arte. O jogo é bonito e o design de personagens é bem feito. Ainda que o
foco seja em Wafus, o jogo não apela descaradamente para situações
constrangedoras, como vi em outros títulos. Os cenários são bem trabalhados,
ricos em detalhes e com uma belíssima pixel art.
No game temos uma loja que permitirá realizar upgrades nos equipamentos da
heroína. Eu curti bastante os valores dessas atualizações, que são
condizentes com o game, não sendo necessário horas e horas para recolher a
quantidade necessária de dinheiro. Mas não pense que depois de atualizar
todos os aspectos da ex-guerreria, que o jogo ficará fácil.
Os controles são precisos e respondem perfeitamente aos comandos,
principalmente em momentos tensos como em algumas fases na parte final do
game.
A distribuição dos botões foi bem feita, diferentemente de outro jogo que
estou analisando. Parece algo trivial, mas fundamental para uma boa
jogabilidade.
O level design é simples e competente no que diz respeito à proposta do
jogo. É um jogo simples, desafiador e divertido.
Pontos Negativos
O primeiro ponto que considero negativo no jogo é o uso do escudo. O que
considero comum em jogos é que o escudo é usado apenas para se defender, em
alguns casos, para refletir/devolver projéteis (flechas, magias, etc)
lançados em direção ao jogador.
Até aí tudo bem. O problema é que ao invés de eu atacar usando a espada, eu
simplesmente fiquei refletindo os projéteis de alguns chefes. Pra mim, isso
ficou ruim no jogo, porque venci uma série de Monsters Girls dessa forma.
Existe uma barra que limita o uso do escudo, infelizmente bastou eu comprar
duas poções para manter o uso desenfreado desse recurso.
Outro ponto que achei ruim, não que não tenha sido corretamente
implementado, mas é a forma que ele me incentiva a usá-lo. No caso, falo da
eliminação definitiva dos inimigos. Eu não me senti incentivado e motivado a
fazer isso. Nas primeiras fases executei todas, mas depois de um tempo,
acabei deixando de lado, porque ficou extremamente repetitivo.
Por fim, algo que me incomodou um pouco foi o hitbox. O feedback que o jogo
dá ao acertarmos o inimigo me passou uma sensação estranha. Às vezes parecia
que eu não estava batendo no inimigo. Mesmo vendo a barra de energia dele se
esvair.
Conclusão
Eu me diverti bastante com o jogo e gostei muito das batalhas contra os
chefes. Há uma situação semelhante ao que ocorre na franquia Megaman, que
me fez gostar mais ainda. Quem já jogou Megaman, vai entender o que estou
falando.
Outro motivo para jogar o My Wife Quest é o fato do jogo ser desenvolvido
por um estúdio brasileiro. É muito importante que valorizemos o cenário
nacional de desenvolvimento de jogos.
Esta análise só foi possível graças a EastAsiaSoft, que gentilmente
nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso
agradecimento pela confiança.