Análise - Sunblaze



Existe uma discussão cíclica nas redes sociais sobre a criação de um modo fácil em jogos considerados difíceis. Geralmente esses bate-papos mais acalorados começam em torno de algum jogo da From Software, mas que acabam não levando a lugar algum.

O cenário indie tem apresentado soluções interessantes relacionadas a essa discussão, que podem resolver esse impasse ou melhor, podem equilibrar melhor as coisas.

Essa análise não é sobre a presença obrigatória de um modo fácil nos jogos. Na verdade é sobre a minha experiência com o Sunblaze, um game que consegue atender as expectativas de de novatos.



A história

Josie é filha de um herói aposentado. Ela pretende treinar o suficiente para se tornar uma heroína e trilhar os mesmos passos do pai.

O treinamento é realizado em um simulador, que em dado momento, começa a apresentar alguns problemas. Josie fica presa no sistema e tem que arrumar uma forma de sair da simulação.

O único caminho é superar todos os desafios impostos pelo programa. Ela não está sozinha, uma IA em formato de unicórnio, conversa com ela e passa a ajudá-la.

As habilidades e os estágios

A candidata a heroína tem basicamente as seguintes habilidades:

  • Pulo Simples
  • Pulo duplo
  • Dash
  • Se agarrar a parede ou barras

É imprescindível que o jogador domine as habilidades da garota para avançar nos mais de 500 níveis, estruturados em 6 capítulos.

O game não cobra de imediato que o jogador domine de uma vez todos os controles da heroína, na verdade, ele faz isso aos poucos. 

O objetivo principal é pegar o chip que está localizado em algum ponto do cenário. Simples né? No início sim, principalmente nos primeiros estágios, mas o game começa a cobrar do jogador uma certa perícia e é nessa hora que percebemos que o nível de dificuldade começa a subir, principalmente quando avançamos para o próximo capítulo.

Os capítulos são separados por temas e em cada um deles nos é apresentado uma forma diferente de perigo, ou seja, uma forma diferente de morrer. Uma hora estamos lidando com plataformas que se movimentam, em outro momento, nos deparamos com lasers e espinhos.

Depois de inúmeras tentativas, em um determinado capítulo, não revelarei aqui para não dar spoilers, fiz o uso de alguns itens apresentados no menu de acessibilidade.



Modo de acessibilidade

É importante informar aqui que assim que iniciamos o game temos duas opções:

  • O modo Zen: destinado para aqueles que querem curtir apenas a história, removendo da equação os níveis mais difíceis.
  • O modo normal: o modo recomendado pelos desenvolvedores com todos os níveis de dificuldade possíveis.

Eu testei os dois, mas fechei o game no modo normal. A ideia era usar as opções de acessibilidade disponibilizadas, caso ficasse empacado em algum estágio. Nem preciso dizer que isso ocorreu, certo?

Os próprios desenvolvedores sugerem ao jogador que jogue no normal, tendo em vista o uso dessas opções. Encorajando o jogador que pelo menos tente enfrentar os desafios propostos pelo game.

Uma das opções do menu é o de remover o contador de mortes. Isso parece besta né, mas depois que você morre uma dezena de vezes no mesmo lugar, esse contador começa a te desmotivar/irritar.



Depois usei outras duas opções que me ajudaram com os pulos. Mesmo assim, o jogo continuou sendo difícil para mim em alguns pontos. Isso não é uma crítica, porque essa é a proposta do game. Então eu analisava caso a caso, para usar determinadas opções do menu de acessibilidade.

Confesso que sem esse menu, eu provavelmente teria desistido de finalizar o jogo no modo normal. Quantas pessoas teriam feito o mesmo se não houvesse uma ou mais opções que tornassem o jogo mais fácil? É nesse ponto que eu, particularmente, apoio que os jogos tenham essa opção. 

Eu como um fã dos jogos da From Software, vou continuar jogando eles no nível normal. Mas aqueles que desejam apenas curtir a história, ficarão de fora, se não houver opções que tornem o game um pouco mais fácil.



Considerações finais

Sunblaze é um jogo interessante, desafiador e com um conjunto de acessibilidade muito interessante. O nível de dificuldade dele é grande, mas isso não será um empecilho, além de um modo fácil, há opções que podem ser utilizadas, tornando a experiência mais prazerosa.

Esta análise só foi possível graças a Bonus Stage, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. 

Jogo: Sunblaze
Versão analisada: Nintendo Switch
Lançamento: 2021
Estúdio: Games from Earth Publisher: Bonus Stage

Trailer