Entrevista com os criadores do Ravva and The Cyclops Curse
A entrevista de hoje será com o pessoal do estúdio Galope Team. Eles são responsáveis pelo maravilhoso Ravva and The Cyclops Curse, que foi lançado para o PC e que chegou recentemente aos consoles.
Ravva and the Cyclops Curse é uma curta aventura de plataforma 8-bit inspirado nos clássicos jogos do NES, tanto em estilo de arte quanto em jogabilidade.
A entrevista
RB - Quando o estúdio foi criado?
Galope Team (Gabrianne) - Começamos a trabalhar com jogos em meados de 2015, oficializando a marca em
2020 não apenas para jogos mas também serviços de arte.
RB - Qual a localização atual do estúdio?
Galope Team (Gabrianne) - Estamos em Extrema - MG.
RB - Em que momento da vida vocês decidiram criar jogos?
Galope Team (Gabrianne) - Esta foi uma vontade do Esdras desde sempre, ele tem muita paixão por jogos e
procurava aprender a produzi-los sozinho. Já comigo foi um pouco diferente, eu
comecei a estudar games imaginando que usaria os conhecimentos dali para focar
em cinema (eu queria trabalhar em estúdios de animação), mas o que encontrei
no gamedev foi muito mais recompensador.
Eu vi a oportunidade de criarmos coisas nossas, originais, sem a necessidade
de ser um mega investimento ou uma super produção. Em jogos é possível criar
algo com sua cara, seu estilo, suas ideias. Há muito mais espaço para
criatividade, para tentar algo novo. É isso que vemos nos Indies todos os
dias! Nisso encontrei uma área muito mais a minha cara.
RB - Vocês dependem de algum serviço externo para dar continuidade aos seus
projetos?
Galope Team (Gabrianne) - Sim, temos nossos empregos para nos sustentar enquanto produzimos jogos no
tempo livre. Além disso a galera nos ajuda no Patreon, e usamos esse dinheiro
para pagar despesas do estúdio (licença de softwares, equipamento,
terceirização das músicas, etc).
RB - Qual a formação de vocês? Ela tem relação direta com o desenvolvimento
de jogos?
Galope Team (Gabrianne) - Nós dois temos apenas o ensino médio completo. Fizemos um curso de gamedev
que não chegamos a terminar, mesmo assim foi o suficiente para já entendermos
o caminho que gostaríamos de trilhar.
RB - Quais foram as inspirações para a criação do Ravva and The Cyclops
Curse?
Galope Team (Gabrianne) - Um pouco de Castlevania, um pouco de Megaman, e um pouco de contos de fadas.
Queríamos algo cuja mecânica fosse direta, mas que a história também cativasse
de maneira simples como em histórias infantis.
RB - Qual foi a maior dificuldade que tiveram para lançar o Ravva?
Galope Team (Gabrianne) - Foi de realmente terminar o jogo, evitando querer adicionar muita coisa ou de
polir demais. Fechamos um escopo para a produção e seguimos ela à risca.
RB - O Ravva foi lançado para o PC e em setembro chegará aos consoles, qual
a sensação de ver um jogo ser lançado nas principais plataformas?
Galope Team (Gabrianne) - É fascinante, ainda parece que é apenas um sonho. Jogar video game esse tempo
todo para enfim ver nosso jogo ali na página das lojas é surreal. Ainda nem
sei como descrever muito haha.
RB - Atualmente a Galope Team está trabalhando no Meawja, ele já tem uma
data de lançamento? O veremos nos consoles também?
Galope Team (Gabrianne) - Por conta de problemas financeiros, Meawja não tem uma data de lançamento
ainda. Mas sim, se tudo der certo com Ravva nos consoles, Meawja será o
próximo a chegar lá!
RB - Na opinião de vocês, é possível viver de games no Brasil?
Galope Team (Gabrianne) - Acho que é um caminho bem árduo, porém possível. Dificilmente pode-se viver
com apenas 1 jogo, que vai vender bastante no lançamento, mas que depois não
se sustenta. Só tendo bastante sorte para o jogo virar um hit, o que não dá
pra contar. Então é necessário continuar trabalhando, produzindo, ganhando seu
espaço. É como um restaurante, o primeiro jogo apenas abre as portas,
mas você precisa criar mais pratos para os clientes.
RB - Qual conselho vocês dariam para os desenvolvedores
iniciantes?
Galope Team (Gabrianne) - Trabalhem com projetos dentro das suas possibilidades. Se o seu time é
pequeno, ou é apenas você e não tem como investir, dedique-se a um projeto
mais simples, mas que possa terminá-lo. Mais vale um jogo simples lançado, do
que um enorme que nunca termina. Sentimos isso na pele com Meawja, o jogo
acabou sendo muito grande para apenas nós dois produzirmos e por isso demora
tanto pra sair, pois nem investimento temos. Já Ravva, que limitamos em vários
sentidos, conseguimos criar em seis meses.
Um jogo maior pode dar maior visibilidade, mas para um indie pequeno não
compensa levar quatro, cinco anos para produzir um jogo caso seu objetivo seja
viver de games. Agora se for um projeto pessoal, uma paixão que faz por hobby,
daí leve o tempo que precisar. Só cuidado para não ser algo tão grande que
você acabe desanimando no caminho.
Trailer
Links do estúdio