Análise - Katana Kata
Eu como um fã dos jogos da From Software me vi na obrigação de experimentar o Katana Kata. Ele é um game com temática samurai, onde o equilíbrio entre atacar e se defender, pode fazer toda a diferença.
Somos o último pupilo de um velho mestre. Nossa missão é encontrar os outros discípulos que abandoram o dojo e estão usando suas habilidades para o mal.
Esse é o enredo do game, não há nada que explique o que levou os personagens a essa situação, o pouco que há é exposto através de um texto, bem resumido, no início de cada fase.
O combate e as armas
A mecânica de combate é simples, mas complicada de se domar. Os ataques podem ser desferidos em duas direções: para cima e para baixo. E aqui vem o grande problema dessa equação: para repelir um ataque será necessário atacar o inimigo na mesma direção. Simples? Na verdade nem tanto.
Durante o gameplay a câmera se posiciona, muita das vezes, numa posição inadequada, impossibilitando a correta visão do nosso adversário. Acredito eu, que isso poderia ser corrigido se tivéssemos a opção de travar a câmera no nosso inimigo.
O que temos na verdade é algo que se assemelha a uma zona de ataque. Quando a ativamos, nosso personagem passa a focar nos inimigos dentro do raio dessa zona. Solução, que sinceramente, não curti.
Uma outra habilidade que pode nos auxiliar na hora da luta é a esquiva. Ela funciona muito bem durante o jogo, mas isso depende do modo como o nosso adversário ataca. Quando um kanji surge na cabeça do adversário, não há defesa ou habilidade que consiga repeli-lo, restando apenas a esquiva. Se a executarmos no tempo errado, com certeza morreremos.
Com relação as armas, elas possuem uma barra de energia que determina sua vida útil. Caso esgote, a arma se quebrará e se não tivermos o upgrade que permite carregarmos mais de uma, estaremos em apuros.
Claro que isso pode ser resolvido pegando outra pelo caminho. Basta arrebentar um adversário mais fraco com as mãos ou voltar pelo caminho percorrido. Pois os inimigos assim que morrem largam suas armas no chão. Infelizmente tenho apenas uma ressalva sobre as armas, que está relacionado ao pesadelo.