Análise - Shantae and The Seven Sirens
A personagem Shantae foi criada por Erin Bell, esposa de Matt Bozon, criador do jogo. Em 1994, Erin teve um lampejo criativo, ao observar uma campista dançando. Naquela época ela era a coordenadora do acampamento. Quando Matt teve a ideia de criar um jogo, ele a consultou para a criação de um novo personagem, e foi assim que a Shantae foi criada. O primeiro jogo foi lançado em 2002 e desde então a franquia tem expandido o seu universo.
A meio-gênio Shantae está de volta em uma nova aventura. A Wayforward, desenvolvedora e distribuidora do título, lançou o jogo para as principais plataformas. A versão que eu joguei foi a do Xbox One e quero compartilhar com vocês a minha experiência com o game.
Enfim, férias
Shantae e seus amigos deram um tempo nas aventuras e resolveram tirar férias. O destino é uma ilha tropical onde todos poderão aproveitar os dias com muito sol e água de coco. Assim que a turma chega ao local, o prefeito do lugar convida Shantae para participar de um festival com outras garotas, que também são meio-gênios. Mas algo acontece durante a apresentação e as moças são sequestradas, com exceção da Shantae, que agora tem a missão de resgatá-las.
Eu nunca joguei um jogo da franquia e nos primeiros minutos de gameplay percebi o tom do game, que é bem humorado e divertido. Os diálogos com os NPCs são engraçados, não todos claro, mas a grande maioria. Infelizmente a versão que eu joguei não tinha a localização para o Brasil. Tive que jogar com as legendas em espanhol e a dublagem em inglês.
Explorando sem parar
O título segue o padrão dos jogos da franquia Shantae: muita exploração e muito backtraking. E aqui deixo o meu primeiro ponto negativo: não há nenhum tipo de recurso para marcar lugares interessantes no mapa. Depois que joguei o excelente Hollow Night, fiquei com a sensação que esse recurso é obrigatório para os jogos do gênero.
Outro ponto negativo são os objetivos. Infelizmente se não ficarmos atentos às conversas ou itens do menu, não saberemos o que temos que fazer, pois não há nenhum tipo de indicador no mapa. Outros títulos do gênero apontam, de uma forma singela, a direção que devemos seguir. Não é o caso desse jogo e por conta disso você pode se sentir perdido. Para resolver esse pequeno problema, sugiro que você faça anotações para não esquecer o que tem que fazer.
A ilha paradisíaca é dividida basicamente em grandes áreas conectadas entre si. Cada área conta com um labirinto, onde encontraremos uma das garotas perdidas e teremos que enfrentar também uma das Sirens (boss). A cada meio-gênio resgatada ganharemos uma nova habilidade. Aumentando o leque de opções que temos para explorar esse maravilhoso mundo.
Você, caro leitor, deve se esforçar para explorar o máximo a ilha, porque além de bela e misteriosa, ela nos oferece a possibilidade de encontrarmos pepitas de ouro e Heart Squids. Cada cidade possui uma espécie de ferreira que usa os Hearts para aumentar os pontos de vida da heroína. Já as pepitas, elas podem ser usadas para comprar cartas monstros especiais.
O terceiro ponto negativo é a linearidade que o jogo apresenta em determinados momentos. Mesmo o personagem tendo a liberdade de ir e vir, percebe-se um certo padrão:
- Descubra uma nova área.
- Acesse o labirinto dessa área.
- Enfrente um subchefe: Risky Boots.
- Salve uma das meio-gênio e ganhe uma Fusion Coin.
- Derrote a Siren (chefe do labirinto).
- Encontre uma Fusion Stone e aprenda uma nova dança.
- Continue a aventura.
- Salamandra: permitirá a Shantae movimentos rápidos e andar nas paredes.
- Sapo: permitirá a garota a nadar em águas mais profundas.
- Polvo: que permitirá realizar saltos duplos e triplos.
- Tartaruga: permitirá quebrar um determinado tipo de parede.
- Seer Dance: revela objetos ocultos, como passagens secretas, armadilhas ou plataformas escondidas.
- Refresh Dance: recupera uma parte da vida e realiza ações de cura ressuscitando elementos do cenário.
- Spark Dance: causa dano aos inimigos através de uma forte descarga elétrica, também permite ativar equipamentos que dependam de energia.
- Quake Dance: causa danos aos inimigos e modifica o cenário, pois o terremoto é tão forte, que poderá revelar caminhos alternativos.